CAPA.png

Quando: 27.08 | 24.09 | 29.10| 

(último sábado de agosto, setembro e outubro)

Investimento: 200,00 | pagamento via pix email: christopherrodrigues.a@gmail.com

inscrições: CLIQUE AQUI | enviar comprovante de pagamento, nome completo e telefone para contato

certificado de participação será enviado ao final do curso com carga horária de 20h

Sobre o professor:

Christopher Rodrigues Anunciação é Doutorando em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP; pesquisador do Laboratório de Psicanálise e Sociedade PSOPOL (IP-USP). Professor na área de psicanálise da Universidade Nove de Julho. Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com pelo menos dez anos de experiência clínica em psicanálise. Na universidade tem sua pesquisa voltada para o trabalho do psicanalista em instituições e as implicações da relação entre a psicanálise e a história, a política e social, como noções que atravessam a prática analítica e na sua relação com os conceitos chave da psicanálise lacaniana. Atua também como Acompanhante Terapêutico e supervisor Institucional. É membro fundador do Aprendimentos Clínicos, onde coordena cursos e formações para jovens psicanalistas.

A neurose de Freud a Lacan

Embora sejam autores com fundamentações teóricas distintas, as cinco psicanálises de Freud são muito caras as elaborações lacanianas. Neste curso retomaremos os casos clínicos de neurose em Freud, seguidos da principal elaboração lacaniana sobre o caso.

 

Dessa forma, cada encontro será dividido em duas partes, com a apresentação do caso em Freud na primeira e o texto lacaniano na segunda. O principal objetivo é extrair contribuições desses autores a clínica atual das neuroses com suas vicissitudes, como as neuroses narcísicas - mais comumente conhecidas como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros.

 

Nossa metodologia também considera a complexidade dos textos estudados, por isso teremos uma aula a cada mês, havendo tempo para leitura, reflexão e elaboração de dúvidas que podem ser discutidas a cada aula.

 

Por se tratar de um curso sobre temas do cotidiano clínico, as aulas não poderão ser gravadas.

 

Público-alvo: psicólogos, psicanalistas, estudantes de psicologia e outras humanidades, psicanalistas em formação e outros interessados pelo tema.

Não é necessário experiência clínica prévia.

DÚVIDAS: