o que fazemos

Grupo de trabalho

COMO SOLICITAR:

Entrar em contato pelo e-mail aprendimentosclinicos@gmail.com

 

ou pelo telefone (11) 98597.4925 (falar com Gabriel).

Objetivo

 

O Grupo de trabalho é uma modalidade de formação profissional realizada em serviços de assistência social e de saúde mental, visando a construção de ferramentas teórico-práticas que auxiliem o trabalho multidisciplinar e o acompanhamento dos casos atendidos na instituição.

 

Justificativa

 

O trabalho na instituição é, frequentemente, atravessado por dificuldades que podem ser abordadas através da formação continuada e da experiência compartilhada. Uma parcela destas dificuldades se refere ao trabalho com os usuários ou pacientes, em suas diferentes formas de realização nos serviços – atendimento individual ou em grupo, oficinas, visitas domiciliares, entre outros. Outra parcela das dificuldades se refere ao trabalho dos profissionais nas equipes, diante das especificidades de cada serviço, bem como da articulação de rede interinstitucional. Do trabalho com os usuários ou pacientes ao trabalho com a equipe surge uma das maiores dificuldades: sustentar uma prática profissional que possa ser realizada considerando a subjetividade, o contexto social e a cena institucional. Neste sentido, o grupo de trabalho é uma atividade institucional que, articulando o individual (caso) e o coletivo (social e instituição), contribui para a elaboração de norteadores teóricos, metodológicos e éticos para um trabalho multidisciplinar mais eficaz.

 

Como funciona

 

O Grupo de trabalho é organizado a partir de uma temática proposta pela instituição solicitante, alinhada com as problemáticas vivenciadas pelos profissionais em sua prática – por exemplo: desacolhimento institucional por maioridade, função do psicólogo em serviços socioassistenciais, abordagem do paciente em situação de dependência química, manejo de crises psicóticas, entre outros. Considerando a temática, o grupo é divido em dois momentos. No primeiro momento é realizada uma discussão teórica, a partir de textos sobre que abordem a temática, visando a construção de ferramentas conceituais que auxiliem os profissionais em suas intervenções. O segundo momento, composto pela discussão de casos e de situações institucional, enfatizando tanto o trabalho com os atendidos quanto com a equipe, visa a elaboração de abordagens individualizadas. Do primeiro ao segundo momento, os coordenadores do grupo agem articulando o que foi recolhido da teoria e destacado da prática.

Como solicitar: entrar em contato pelo e-mail aprendimentosclinicos@gmail.com ou pelo telefone (11) 98597.4925 (falar com Gabriel).

 

Para quem: serviços de saúde mental públicos (CAPS, CAISM, hospitais) e privados (clínicas e hospitais) e serviços de assistência social (CRAS, CREAS, SAICA, MSE, entre outros).

 

Onde acontece: no espaço da instituição solicitante ou do Aprendimentos Clínicos.

 

Investimento: estabelecido de acordo com o número de horas e de encontros.

 

Coordenação:

 

Gabriel Bartolomeu – Psicanalista e psicólogo (CRP 06/113348). Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (IP-USP). É co-coordenador do projeto Aprendimentos Clínicos – interlocuções psicanalíticas, no qual coordena grupos de estudo e de supervisão. Trabalhou em instituições de saúde mental - clínica de tratamento álcool e drogas, serviço de internação psiquiátrico, hospital-dia, ambulatório de saúde mental - e instituições de assistência social - núcleo de convivência de idosos, serviço de acolhimento para crianças e adolescentes. Atua em consultório particular e como supervisor institucional em serviços de saúde mental e de assistência social. É autor da dissertação “O trabalho do psicanalista na Política de Assistência Social: escuta do sujeito e problematização de discursos e práticas” (2017) e do artigo “Efeitos da escuta psicanalítica ao paciente considerado crônico em um serviço de internação psiquiátrica”, publicado no livro "O psicanalista na instituição, na clínica, no laço social, na arte" (Toro Editora, 2018).

© 2020 - Aprendimentos Clínicos - aprendimentosclinicos@gmail.com - São Paulo - Brasil