• Admin

Introdução ao ensino de Jacques Lacan: teoria e clínica [grupo de estudos]


O grupo de estudos é organizado em torno do estudo da obra de Jacques Lacan. Os coordenadores apresentam a cada encontro uma leitura do material escolhido - o seminário "O eu na teoria de Freud e na técnica psicanalítica" (1954-55) -, destacando e discutindo os termos, os conceitos e os autores evocados por Lacan. Com isto, coloca-se e evidência os meandros da produção do autor. Ainda, os participantes são convidados a se colocarem durante o grupo, apresentando seus comentários e suas dúvidas quando da leitura dos textos. Como não poderia deixar de ser, a experiência clínica dos coordenadores e dos participantes é constantemente evocada durante a atividade.

.

Quando: semanalmente, às quintas-feiras, das 11h30 às 13h.

​.

Investimento: R$130,00 por mês (pagos até o segundo encontro de cada mês).

.

Onde: por enquanto, via Google Meet.

​​.

Para quem: psicanalistas em formação, psicólogos, estudantes de psicologia, acompanhantes terapêuticos e outros profissionais interessados em psicanálise.

.

Coordenação:

.

Carolina Ribeiro

Psicanalista, psicóloga (PUC-SP) e Acompanhante Terapêutica (AT). Especialista em Constituição do Sujeito e Psicanálise com Crianças pela DERDIC/PUC-SP. Membro do Fórum do Campo Lacaniano (FCL-SP). Trabalhou em instituições de saúde mental e de educação e, atualmente, atende em consultório particular. Tem experiência como psicóloga e psicanalista em CAPS-i e como acompanhante terapêutica e mediadora em escolas.

​.

Gabriel Bartolomeu

Psicanalista, psicólogo (PUC Minas) e mestre em Psicologia Clínica (IP-USP). Trabalhou em instituições de saúde mental e de assistência social e, atualmente, atende em consultório particular. Tem experiência como psicólogo e psicanalista em serviço de internação psiquiátrico, hospital-dia, ambulatório de saúde mental e acompanhamento terapêutico.

.

Isabela Ledo

Psicanalista, psicóloga (UFBA), especialista em Psicologia Hospitalar (UNIFESP) e mestre em Psicologia Clínica (IPUSP). Trabalhou em instituições de saúde e, atualmente, atende em consultório particular. Tem experiência como psicóloga e psicanalista em hospitais e instituição de saúde mental.

7 visualizações